Praza da Constituciõ

Dia Internacional da Língua Materna

21 de fevereiro, Dia Internacional da Língua Materna

ONU promove celebrações que compreendem dias, semanas, anos, inclusive décadas assinaladas.

Cada uma destas comemorações especiais conta com um tema e com elas mostra-se o interesse das Nações Unidas pelas áreas a que se referem as celebrações, promovendo a consciência e a ação internacional. Como norma, a maior parte destas celebrações é estabelecida através das resoluções que se aprovam na Assembleia Geral, ainda que outras são estabelecidas através de agências especializadas.

Uma destas celebrações é o DIA INTERNACIONAL DA LÍNGUA MATERNA, que a UNESCO proclamou pela primera vez a 21 de fevereiro de 2000, desde cuja proclamação se tem celebrado todos os anos na mesma data, tanto na sede da organização como nos Estados membros, para promover a diversidade linguística e cultural e o plurilinguismo.

O tema deste ano é Educação de qualidade, língua(s) de instrução e resultados da aprendizagem.

A atual Diretora Geral da UNESCO, a senhora Irina Bokova, destaca na mensagem redigida para a celebração deste ano que “O uso das línguas maternas no enquadramento de uma focagem plurilingue é um componente essencial da educação de qualidade, que é a base para empoderar as mulheres e os homens e as suas sociedades”.

Tema de 2016: Educação de qualidade, língua(s) de instrução e resultados da aprendizagem.

Grupo Xálima

Grupo Xálima

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *