21 de fevereiro, Dia Internacional da Língua Materna
A ONU promove celebrações que compreendem dias, semanas, anos, inclusive décadas assinaladas.
Cada uma destas comemorações especiais conta com um tema e com elas mostra-se o interesse das Nações Unidas pelas áreas a que se referem as celebrações, promovendo a consciência e a ação internacional. Como norma, a maior parte destas celebrações é estabelecida através das resoluções que se aprovam na Assembleia Geral, ainda que outras são estabelecidas através de agências especializadas.
Uma destas celebrações é o DIA INTERNACIONAL DA LÍNGUA MATERNA, que a UNESCO proclamou pela primera vez a 21 de fevereiro de 2000, desde cuja proclamação se tem celebrado todos os anos na mesma data, tanto na sede da organização como nos Estados membros, para promover a diversidade linguística e cultural e o plurilinguismo.
O tema deste ano é Educação de qualidade, língua(s) de instrução e resultados da aprendizagem.
A atual Diretora Geral da UNESCO, a senhora Irina Bokova, destaca na mensagem redigida para a celebração deste ano que “O uso das línguas maternas no enquadramento de uma focagem plurilingue é um componente essencial da educação de qualidade, que é a base para empoderar as mulheres e os homens e as suas sociedades”.
Tema de 2016: Educação de qualidade, língua(s) de instrução e resultados da aprendizagem.